O ano letivo está perdido?


Quando 2020 começou, não imaginávamos que iríamos passar parte dos meses, em casa, com medo de um vírus!

E em meio a tudo isso, a escola"parou"! A escola física "parou", mas quem faz a escola não são paredes, ou carteiras, mas as pessoas que a compõem. E por esse motivo podemos dizer, que ela está mais atuante do que nunca...
Todos precisamos nos adaptar a esse novo normal, nos reorganizar e acima de tudo: mudar e evoluir!

Mas mesmo usando de recursos tecnológicos disponíveis nas aulas online, muitos alunos não têm acesso por falta de internet em casa, ou porque os pais não têm condições de ajudar seus filhos a assistirem as aulas e realizar os exercícios. Essas condições variam desde falta de tempo a paciência.

Acompanhando meus sobrinhos nessa rotina de aulas online (pois estou de licença maternidade e não estou com a mão na massa), tenho visto que alguns professores têm se acomodado, e só corrigem as atividades no "ao vivo".
Então eu fico me perguntando: quem ensina a matéria? Quem se descabela com os alunos em casa tentando incentivá-los a "fazer o dever"?Quem está com praticamente toda a responsabilidade da educação nesse momento? Sim, são eles, os pais! E como já disse acima, muitos não o fazem, por "n" motivos já citados.

Pensando nos lares onde todo o processo está ocorrendo facilmente, o ano letivo não está perdido... Os alunos estão estudando, realizando as avaliações, etc.

Mas se pensarmos nos lares onde isso não está acontecendo, pois já ouvi de muitos pais, que eles "largaram pra lá" porque não dão conta, será que realmente o ano letivo não está perdido?

Estamos vivendo tempos diferentes, claro. Os alunos precisaram se adaptar e de certa forma, se esforçar muito mais, pois não são todos que têm facilidade na EAD. Mas como fica o nível de conhecimento dos alunos que estão vivendo em cenários tão distintos? Há como comparar e/ou cobrar?

Fico triste em pensar que possivelmente, as autoridades vão "fechar os olhos" para tudo isso, e vão deixar como está.

E se você me perguntar, se apoio o retorno das aulas presenciais esse ano, eu digo que não... Acredito que as escolas particulares estão preparadas sim, mas as públicas não! E além disso, não temos nenhuma segurança pois criança é criança, e são sapecas (rs).
Você professor, faça o melhor pelos seus alunos. Seja criativo, e acima de tudo faça com amor !!!!!!!!!!!

Lorena Borges 

Postar um comentário

0 Comentários