Todo dia 22 de agosto de cada ano, as escolas comemoram o DIA DO FOLCLORE!
Mas afinal, o que é o Folclore?
A palavra folclore é de origem inglesa, e significa "sabedoria popular". Logo, podemos dizer que o folclore são as manifestações culturais, o que nos remete a identidade do povo.
Podemos citar alguns exemplos do folclore brasileiro:
Festas: Carnaval , Folia de Reis, Junina.
Lendas e Mitos: Lobisomem, Mula Sem Cabeça, Saci, Curupira,Boitatá, etc.
Crenças: 7 anos de azar para quem quebrar um espelho. Quem pegar o buquê da noiva, é a próxima a se casar.
Literatura: Cordel
Danças: Frevo, Samba, Baião, Maracatu,Catira, Quadrilha.
Fiz uma seleção de algumas brincadeiras folclóricas para esse dia não passar " em branco" na escola. Vamos lá!?
GATO MIA:
Coloque a garotada em círculo, escolha uma criança para ficar no meio da roda e vende seus olhos. Após estar vendada, a criança deverá tocar em um dos colegas, e esse responderá miando. O objetivo é que descobrir qual colega que miou. Se for descoberto, essa pessoa terá os olhos vendados, e a brincadeira prossegue.
PEGA-PEGA:
Essa brincadeira é muito conhecida e as crianças adoram. Um participante é escolhido para "pegar" os outros. O objetivo é tocar nos outros participantes, pois conforme são "pegos" saem da brincadeira, até que não reste nenhum.
Você também pode conhecer a outra regra: conforme o pegador toca em algum participante, este passa a ser o novo pegador.
ESCONDE-ESCONDE:
Também muito conhecida pela criançada, uma criança é escolhida para contar de olhos fechados, geralmente até 10, enquanto os outros se escondem.
Depois de terminar a contagem é que a brincadeira "pega fogo". Pois o objetivo de quem está escondido, é tocar o local onde a pessoa realizou a contagem, sem que ele o veja. E o objetivo de quem realizou a contagem é achar os participantes e tocar nesse local antes deles.
DANÇA DAS CADEIRAS
Você vai precisar de uma música em animada para essa brincadeira!
Disponha as cadeiras em círculos e encostadas umas nas outras, sempre em número menor que o total de participantes.
Enquanto a música toca, os participantes deverão andar em volta das cadeiras com as mãos para trás. Quando a música parar, deverão sentar. Aquele que não conseguir um lugar, deixa a brincadeira, e mais uma cadeira deve ser retirada do jogo. Até que sobre apenas 1 cadeira e 2 participantes. O que conseguir o lugar, vence !!!
CABO DE GUERRA
Para essa brincadeira, você vai precisar e uma corda bem grande!!!!
Escolha um local no chão e faça a demarcação. Divida o grupo de crianças para os dois lados da corda. O grupo que passar da linha demarcada, perde a brincadeira.
OUTRAS OPÇÕES:
Pião, peteca, bolinhas de gude, amarelinha, forca, pipa, passa anel e cama de gato.
Gostou?
Então comente e compartilhe!!
Beijinhos...
0 Comentários